Os ventiladores industriais são essenciais para um sistema de ventilação industrial eficiente. Eles não apenas garantem um ambiente mais agradável e saudável, como promovem maior segurança dos trabalhadores dentro de uma planta fabril.
A função de remover os agentes contaminantes de um local é estritamente necessária em segmentos como a indústria de alimentos, por exemplo, mas não para por aí. Quando é preciso assegurar a renovação do ar constantemente, um ventilador industrial, seja de teto, de parede ou outro tipo, se faz indispensável.
O alto padrão de higiene exigido por órgãos de vigilância como a ANVISA em diversos setores da indústria fomenta essa necessidade e um cuidado cada vez maior com os detalhes sanitários.
Outra vantagem é justamente a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e do bem estar dos colaboradores, fato que, por si só, também ajuda a aumentar a produtividade.
Como o próprio nome já diz, esse tipo de equipamento é feito para utilização na indústria. Isso porque há uma necessidade muito maior de potência e até algumas peculiaridades específicas.
O ventilador industrial precisa ser efetivo em sua capacidade de renovar o ar, remover poluentes, contaminantes e até fumaça, em alguns casos. A potência é o grande diferencial desses equipamentos. O ventilador vai dissipar os gases e agente nocivos, os coletores vão puxá-los e os dutos vão se livrar deles.
Fora isso, também podem ajudar a regular a temperatura e diminuir odores. Logo, se unirmos ele a um sistema de ar condicionado e uma cortina de ar industrial, é possível alcançar o modelo ideal de climatização local.
Dessa forma, além de reduzir o consumo de energia tendo um ambiente climatizado, a indústria ainda terá menos riscos de superaquecimento no maquinário. Ao operar em uma temperatura adequada, as máquinas também terão sua durabilidade aumentada.
Há três tipos de ventiladores industriais mais comuns e que, provavelmente, vão servir para a necessidade da maioria das indústrias. Para saber qual é o tipo ideal, é preciso fazer uma análise detalhada sobre as exigências do seu ambiente.
Junto ao projetista, avalie as condições ambientais, os níveis de pressão, superfícies atingidas, nível de umidade, entre outros fatores que serão apresentados pelo profissional.
Com as informações em mãos, chegou a hora de definir qual tipo de ventilador industrial se encaixa melhor:
Foto: Ventbras
O ventilador centrífugo é formado por um rotor que gira em alta velocidade dentro de uma estrutura em formato espiral. O ar entra no ventilador na direção do centro de rotação e sai perpendicularmente pela força centrífuga.
Geralmente, ele funciona com um motor elétrico que alimenta o equipamento e transforma a energia elétrica em movimento. Esse movimento acontece porque o eixo do motor está ligado ao rotor.
Ele é muito importante e retira poeiras e outras partículas e pode ser instalado antes ou depois de um filtro, mas deve ser projetado para isso. Caso trabalhe com o ar limpo ou o ar contaminado, pode-se exigir mais ou menos dele.
Dentro dos próprios ventiladores centrífugos há ainda os diferentes tipos de pás, cada um com uma aplicação específica recomendada.
Foto: Ventisol
Este tipo de ventilador industrial pode ser utilizado fixado no teto ou posicionado no chão. É é chamado de ventilador com rotor axial e pode aparecer de três formas:
Este é o mais comum nas indústrias, bastante usado para circular o ar nos ambientes e mover grandes volumes de ar com uma baixa pressão estática.
Aparece na opção de parede, teto e com pedestal, permitindo o uso de um ventilador industrial na altura do chão.
Quando ele está posicionado na parede ou no teto, é possível direcioná-lo para um ponto específico. Um equipamento que esquenta muito pode receber esse fluxo de ar constante para resfriá-lo, por exemplo.
Neste tipo, o rotor é colocado dentro de um tubo, o que permite conectar com o duto de ventilação. Ele move volumes de ar menores, com baixa pressão estática.
Com a hélice de alumínio e suas pás de perfil aerofólio, ele apresenta um bom rendimento e ótimo desempenho.
Parecido com o tubo axial, mas não igual. O ventilador industrial vanaxial tem um aerofólio com pás guias posicionado depois do rotor. Isso alinha o fluxo de ar e reduz a perda de energia.
Este tipo é usado principalmente quando pressões e vazões de ar mais altas são exigidas.
Foto: Clima Técnica
O ventilador industrial tubular axial é usado para puxar o ar de ambientes com gases e outros poluentes que não podem ter contato com pessoas, motores ou máquinas. Pode ser posicionado em janelas, tubulações, paredes e telhado. Suas hélices podem ser de polipropileno ou alumínio, apresentando longa vida útil.
Agora que você já conhece os principais tipos de ventilador industrial, vale lembrar a importância de um profissional qualificado para auxiliar em todo o desenvolvimento do projeto de ventilação industrial.
Desde a escolha dos equipamentos, passando pelo processo de instalação até a medição de eficiência precisam ser cautelosamente feitos e analisados. Só assim será possível assegurar os mais altos níveis de qualidade do ar, proporcionando benefícios de produtividade, saúde e eficiência.
Fale agora com um dos nossos Consultores e conheça mais sobre os nossos produtos.
Há 25 anos fabricando e distribuindo Cabos Elétricos, Elementos de Aquecimento e Equipamentos para Ventilação e Climatização de ambientes
Nos siga nas redes sociais
Conheça a Tecnolatina
Parcele com o Cartão BNDES
Ventilação e Exaustão
Central de conteúdo
Elétrica e Automação
Central de conteúdo
Todos os direitos reservados | Tecnolatina